Tairis Ap. Vieira Pacanaro
Tairis Ap. Vieira Pacanaro
Psicóloga Clínica, Organizacional e Orientadora Vocacional/Profissional
Abordagem
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) foi fundada pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers (1902-1987), referindo-se a uma forma específica de entrar em relação com o outro, caracterizada como uma abordagem fenomenológica, o pressu-posto fundamental da ACP é que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, inerente ao seu organismo, para crescer e desenvolver as suas potencialidades positivamente.
Segundo Rogers, algumas atitudes psicológicas são facilitadoras para promover a tendência atualizante, como: Empatia,
Aceitação positiva incondicional e autenticidade/congruência.
-
A empatia é a capacidade de acolher o outro integralmente, sem que sejam colocadas condições de julgamentos sobre o que se pensa, fala ou se faz e compreender o outro, como se fosse o seu próprio sentimento, sem perder sua essência. Segundo Rogers a empatia, promove aprendizado e mudança, é aproximar-e do outro da relação, permitindo-o ser compreendido por quem lhe olha de maneira empática.
-
A aceitação positiva incondicional é aceitar o outro como um ser individualizado, permitindo ter os seus próprios sentimentos. Para Rogers não é aceitar qualquer comportamento ou posicionamento do próximo, mas sim aceitar a forma como se apresenta, na sua forma de pensar, sentir e agir, em um determinado momento. Não ter a intenção de mudar o outro, para que assim, o próximo sinta-se aceito e valorizado independente de seus aspectos negativos ou positivos.
-
Autenticidade (ou congruência) é definida como a capacidade do indivíduo estar aberto aos seus sentimentos, tendo consciência deles e uma capacidade de ser real, de se mostrar aos outros integralmente, sem que seja colocado quaisquer condições e sem julgamentos. Viver na relação de maneira verdadeira e genuína, isso inclui necessariamente o fato de conhecer a si mesmo, conhecer seus próprios valores e vivencias. Somente assim o indivíduo consegue ser autêntico com o próximo e congruente com o pensar, agir e sentir.