Tairis Ap. Vieira Pacanaro
Tairis Ap. Vieira Pacanaro
Psicóloga Clínica, Organizacional e Orientadora Vocacional/Profissional
Orientação Vocacional e Profissional
Orientação Vocacional/Profissional
Para jovens:
A orientação vocacional para o publico jovem demanda-se principalmente para alunos que estão saindo do ensino médio e indecisos em relação à escolha profissional perante tantas opções, além da ansiedade para o vestibular. Esse é um momento de busca de identidade para o jovem e de descobertas, como: atividades que ele gosta ou não de fazer, seus interesses, motivações e expectativas sociais, que podem influenciar na difícil decisão de escolha profissional, assim como a influência da família, por exemplo. No processo se orientação vocacional, o profissional auxiliará o jovem com o objetivo de facilitar o caminho para escolha e maneiras de como lidar com as expectativas, promovendo em encontros grupais ou individuais:
-
Autoconhecimento – quem sou, onde estou e para onde vou, principais gostos, interesses, motivações e valores;
-
Conhecimento das profissões – possibilidades de atuação, mercado de trabalho, currículo e entrevistas;
-
Fechamento da escolha – decisão pessoal, viabilidade da escolha, lidar com o que não foi escolhido
Além dos jovens que estão saindo do ensino médio a orientação vocacional/profissional, também destina-se aos jovens que já realizaram a sua escolha profissional e estão em dúvida quanto ao curso e profissional escolhida. Para este publico é indicado tanto a orientação em grupos como individual.
Para Adultos:
Assim como a orientação vocacional, a reorientação profissional também será cuidada de questões, como: autoconhecimento, profissão, mercado de trabalho, currículo e entrevistas. A reorientação profissional destina-se principalmente para indivíduos já estão inseridos no mercado de trabalho e que desejam movimentar sua carreira, mudando de área de atuação ou ainda que busquem a recolocação no mercado de trabalho.
Para Idosos:
A orientação vocacional para o publico de terceira idade, demanda-se principalmente pela chegada da aposentadoria. No processo de orientação será desenvolvido junto ao cliente a construção de um novo olhar para essa fase da vida e como continuar sua jornada com um novo sentido, sem que dúvidas em relação a sua autonomia ou funcionalidade social, possam impactar.
Depoimentos: